Exercícios de treino da consciência fonológica (silábica e fonémica).
Exercício – em busca da palavra
Manipulação isolada de palavras que constituem frases e estimulação da reflexão morfossintáctica.
O professor começou por dizer uma frase, pausadamente, batendo com o pé no chão por cada palavra mencionada. Os alunos repetem o exercício identificando o número de bocadinhos (palavras) da frase. O exercício repete-se com outras frases.
O professor apresentou uma imagem e afirmou que se pode explicar o que está a acontecer utilizando apenas quatro palavras. Por cada palavra pode-se utilizar um rectângulo (cola-os no quadro ao lado da imagem alinhando-os da esquerda para a direita).
Os alunos tentam preencher os rectângulos descrevendo a imagem com palavras.
O professor diz que vai fazer crescer a frase (ampliação) e acrescenta um rectângulo à direita dos restantes. Os alunos contam de novo o número de palavras da frase. Os alunos repetem a frase e acrescentam uma palavra.
De seguida o professor explica que vai tornar a frase mais curta (redução) e apaga um rectângulo. Os alunos repetem a frase e omitem a palavra.
O exercício repete-se com outras palavras.
Os exercícios foram realizados utilizando a linguagem oral e escrita.
Os alunos do 1º ano realizaram o mesmo exercício mas substituíram a escrita de palavras pela pintura de rectângulos que correspondiam a palavras.
Também foram realizados exercícios de exploração fonémica, intrassilábica e silábica.
Publicação do trabalho no blogue.
Exercício – em busca da palavra
Manipulação isolada de palavras que constituem frases e estimulação da reflexão morfossintáctica.
O professor começou por dizer uma frase, pausadamente, batendo com o pé no chão por cada palavra mencionada. Os alunos repetem o exercício identificando o número de bocadinhos (palavras) da frase. O exercício repete-se com outras frases.
O professor apresentou uma imagem e afirmou que se pode explicar o que está a acontecer utilizando apenas quatro palavras. Por cada palavra pode-se utilizar um rectângulo (cola-os no quadro ao lado da imagem alinhando-os da esquerda para a direita).
Os alunos tentam preencher os rectângulos descrevendo a imagem com palavras.
O professor diz que vai fazer crescer a frase (ampliação) e acrescenta um rectângulo à direita dos restantes. Os alunos contam de novo o número de palavras da frase. Os alunos repetem a frase e acrescentam uma palavra.
De seguida o professor explica que vai tornar a frase mais curta (redução) e apaga um rectângulo. Os alunos repetem a frase e omitem a palavra.
O exercício repete-se com outras palavras.
Os exercícios foram realizados utilizando a linguagem oral e escrita.
Os alunos do 1º ano realizaram o mesmo exercício mas substituíram a escrita de palavras pela pintura de rectângulos que correspondiam a palavras.
Também foram realizados exercícios de exploração fonémica, intrassilábica e silábica.
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