sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

EB. 1 dos Anjos - Fantoche utilizado para a introdução do fonema/grafema "c"


Através da exploração de uma história e da utilização de um fantoche fez-se a introdução ao fonema/grafema "c".
O crocodilo disse muitas palavras começadas pelo som "c", depois perguntou aos alunos qual era o primeiro som que ouviam em todas as palavras. Todos os alunos reconheceram o som inicial de cada palavra - era o som "c". De seguida pediu-lhes para dizerem palavras começadas por esse som. Também perguntou se esse som poderia estar no meio da palavra - exemplo pancadaria. E quase no fim da palavra será que também pode estar? Exemplo "pouco"... A professora perguntou como se chamava a personagem da história e o que aconteceu. Escreveu a frase no quadro, destacou a vermelho o grafema "c" no nome da personagem e nas palavras da frase que o continham. Com algumas palavras seleccionadas realizou, no quadro, exercícios de síntese e análise fonológica. Também realizou actividades para desenvolver a consciência fonológica nas dimensões: consciência de sílaba, consciência intrassilábica e consciência fonémica. Esta descrição da aula abrange apenas uma parte da mesma uma vez que não tem como objectivo, neste caso, descrever a sequência completa.

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