sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Actividade colectiva de exploração das potencialidades do blogue do PNEP do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo


O blogue funciona como uma montra das actividades pedagógicas desenvolvidas e permite pôr em prática funções importantes da linguagem escrita. A interacção, a escrita colaborativa, a resposta a desafios, a pesquisa de informação, a dimensão criativa e expressiva e a dimensão informativa estão presentes no blogue. Também não foi esquecido o importante papel que o blogue desempenha ao atenuar a desvantagem da escrita (ausência de interlocutores) relativamente à oralidade e que segundo Vygotsky (1991) está na origem de muitas das dificuldades sentidas pelos alunos no domínio da escrita.
Desde o início da criação do blogue, os alunos mostraram grande interesse em criar trabalhos para serem publicados. Frequentemente pedem para utilizarem livros que funcionam como fonte de inspiração para criarem textos para posterior publicação. Os encarregados de educação também participam com comentários e com práticas colaborativas através da construção de trabalhos escritos com os seus educandos.
Um blogue é muito mais que uma montra dos trabalhos ou actividades desenvolvidos numa escola ou Agrupamento de Escolas. Permite desenvolver um trabalho colaborativo e permite que os alunos sintam que os seus textos são lidos por muitos e não apenas pelo professor, desenvolvendo o sentido de audiência.

Sem comentários: