quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Literacia emergente



















Turma do 1º ano

EB1 de Caniçada, Vieira do Minho

Consciência linguística: consciência morfológica
















As actividades desenvolvidas têm como objectivo exercitar paradigmas de flexão dos verbos. A utilização de uma personagem da banda desenhada que usa uma linguagem de pufos desafia o aluno a flexionar pseudo-palavras. Permite ao aluno focar a atenção na forma.










EB1, Sede, Vieira do Minho










Turma H do 4º ano

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

As vindimas em Rossas




As vindimas
Estamos no Outono.
Com o Outono começa a época das vindimas.
Nesta época do ano vive-se uma grande azáfama, é preciso preparar os cestos , limpar os lagares, lavar as pipas, os tonéis e contratar pessoal para a vindima.
Depois de tudo preparado os homens e mulheres começam os trabalhos das vindimas.
Uns cortam as uvas das videiras, outros transportam cestos à cabeça e levam-nos para os tractores.
As uvas são transportadas para os lagares.
As uvas são pisadas quase sempre à noite.
Esse trabalho é feito pelos homens.
Finalmente o vinho fica alguns dias em repouso e depois é guardado em pipas ou tonéis.
É esta a história do vinho

Desenhos de Diogo Gomes, Jéssica e Ana Cristina
EB1 de Rossas - turma do 4º ano

Aula PNEP nº1 - As TIC como ferramenta ao serviço da Língua Portuguesa

Aula nº1 do PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português)

Hoje dia 9 de Outubro, esteve na nossa sala o senhor professor Álvaro, formador do Programa Nacional de Ensino do Português.
Foi uma aula muito divertida e interessante, porque fomos à Internet visitar o sítio do P N E P, a secção da biblioteca dos livros digitais e seleccionámos o livro “O Nuno escapa gripe A.
Escolhemos este livro porque aborda um tema muito actual e que está relacionado com o tema do P.C.T (Projecto Curricular de Turma).
Depois ouvimos e cantámos a canção”Lavo as minhas mãos ”.
No final pegámos nos nossos Magalhães e copiámos a letra da canção, com a ajuda do Programa Word. Digitámos o texto, formatámo-lo e corrigimos os erros com a ajuda do corrector ortográfico.
Assim experimentámos algumas das potencialidades dos nossos Magalhães.
Visitem o nosso blogue e o sítio do P.N.L.

Turma do 3º ano da EB1 de Rossas










sábado, 23 de maio de 2009

Género textual - receita

Sumário da Sessão Tutorial – O ensino da escrita: A Dimensão Textual
1ª PARTE
· Contextualização da actividade
· Pesquisa prévia sobre receitas em livros de culinária
· Identificação da estrutura e das características do género literário em estudo: receita (texto instrucional)
· Análise das formas verbais – imperativo
· Registo das formas verbais utilizadas
2ª PARTE
· Antes da redacção das receitas será utilizada uma chuva de ideias sobre cada tipo de receita com a colaboração de toda a turma
· Organização e selecção de informação
· Textualização: escrita, em grupo, de uma receita mas elaborada segundo o tema proposto “Sopa de Música”, “Assado de Língua Portuguesa”, “Salada de Matemática” e “Gelado da Amizade” respeitando a estrutura e as características do género literário receita
· Leitura silenciosa e reflectida e possível realização de alterações pelos alunos
· Leitura em voz alta para a turma seguida de diálogo sobre ideias que possam estar repetidas, em falta, pouco explícitas…Revisão do texto: relações de coesão linguística e coerência lógica, pontuação, ortografia…

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Género textual


Receita elaborada por uma aluna do 4º ano da turma H. O texto é a versão original sem qualquer intervenção da professora durante o processo de escrita. Devido à qualidade do trabalho decidimos publicá-lo sem ter sofrido qualquer tipo de correcção.

O ensino da ortografia



Esta sessão tinha como principais objectivos:
- conhecer e aplicar as regras ortográficas
- normalizar essas regras
- promover a reflexão sobre a ortografia
EB1 da Sede, Vieira do Minho. Turma do 4º H.

terça-feira, 5 de maio de 2009

O ensino da escrita - explorar diferentes géneros textuais








Esta sessão tinha como principais objectivos:

- reconhecer a estrutura e as características do género textual receita

- compreender a função e o emprego dos verbos no imperativo

- promover a facilitação processual

- conhecer características do género textual literário receita (parte do texto compositivo e não compositivo, ingredientes, quantidades, modo de preparação. verbos no imperativo)...

- promover a escrita colaborativa

- promover a reflexão sobre a escrita

- desenvolver o sentido crítico

Os alunos escreveram uma receita inventada utilizando ingredientes bastante imaginativos. Pretendia-se que os alunos nesta primeira versão escrevessem a sua receita como soubessem. Posteriormente utilizou-se um modelo de uma receita bem escrito, analisaram-se as características deste género textual, fez-se um resumo, no quadro, dessas características específicas. Os alunos fizeram uma versão final incorporando os conhecimentos adquiridos através do confronto do texto inicial com o modelo.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

A escrita compositiva

Registo de uma chuva de ideias durante a fase da planificação do texto.

Turma do 4º G da EB1 da Sede, Vieira do Minho

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A avaliação da leitura





























Nesta Sessão realizaram-se diversas actividades:

A avaliação da leitura

1ª PARTE
· Contextualização da actividade
· Utilização de uma ficha de trabalho onde está explícito o objecto de inferência, um exemplo e uma questão que conduz à respectiva inferência
· Discussão dos resultados ao nível de grande grupo

2ª PARTE
· Análise de um “texto problema” recorrendo aos microprocessos e processos integrativos:
-expressões anáforicas, conectores e inferências
· Execução de uma ficha de trabalho

Turma do 3º ano da EB1 Sede, Vieira do Minho



A compreensão de textos












Esta Sessão Tutorial teve a seguinte sequência:
A compreensão de textos poéticos
Contextualização da actividade
Explicação à turma da importância da compreensão de textos
Mobilização de conhecimento prévio sobre o assunto do texto
A partir do título, o professor pede à turma para explicarem o seu conteúdo
1ª PARTE
Actividades durante a leitura:
· leitura silenciosa dos alunos
· leitura modelo do professor
· leitura em voz alta dos alunos
· exploração do significado de palavras pelo contexto
· exploração da rima, do ritmo e melodia

· Actividades a desenvolver depois da leitura
· Identificação da acção, no tempo e no espaço
· Identificação de onomatopeias
· Construção de um acróstico
· Pesquisa na Internet sobre o tema tratado
2ª PARTE
Construção de caligramas sobre flores
EB1 de Pinheiro, Vieira do Minho