sexta-feira, 11 de junho de 2010





















Após a sensibilização para a sessão, a professora apresenta aos alunos uma imagem, em suporte digital, e pede-lhes que retirem dela toda a informação possível, antecipando deste modo o assunto do texto.
De seguida, apresenta o título “Numa casa muito estranha” e questiona os alunos sobre o significado desta expressão dando algumas sugestões, se necessário.
Posteriormente, a professora apresenta o respectivo texto, de António Mota, e os alunos são convidados a ouvir e a seguir, com muita atenção, a leitura do poema (gravação), à qual se segue uma exploração oral sobre a compreensão do mesmo.
As questões orais tentarão abranger quer aspectos da avaliação sumativa e em particular da formativa.
Também se tentou utilizar um conjunto diversificado de questões: abertas, fechadas, de escolha múltipla, para encontro de inferências…
Seguidamente, será feita a leitura do poema, em voz alta, (cada aluno lê dois versos) à qual se seguirão as seguintes actividades de leitura:
- Ler a primeira quadra a rir; ler a segunda a chorar; e a terceira exprimindo fraqueza e cansaço.
De seguida fazem uma ficha de auto e hetero – avaliação que será alvo de análise e reflexão de todos.
Finalmente, e em jeito de conclusão, os alunos resolvem uma ficha de interpretação relativa ao texto cujas perguntas foram direccionadas para avaliar muito mais o processo do que o produto, reflectindo de seguida sobre a sessão.

Sem comentários: