segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Consciência fonológica



















Experiência de aprendizagem (actividades/tarefas a realizar)


Ouvir, de olhos fechados, a gravação áudio do poema: “A minha casinha” da Luísa Ducla Soares. De seguida, ouvi-la com os olhos abertos e tentar memorizar as duas primeiras quadras.

Descoberta das possíveis palavras que rimam no poema aquando da leitura do mesmo.
Para melhor perceberem que a escrita é uma representação da língua oral, o professor colocará no quadro cartões com o poema e fará novamente a leitura do mesmo, realçando as palavras que rimam. Os alunos repetem as palavras tomando consciência dos sons que se repetem. De seguida, serão desafiados a encontrar novas rimas para as palavras que compõem o poema.
A próxima tarefa consiste em completar o texto: “A Casinha do Simão” com desenhos (de forma a rimar). Jogos de promoção de consciência linguística a nível fonológico (dimensão silábica)
· segmentação oral de palavras;
· identificação do número de sílabas.


EB1 de Rossas


Turma do 1º ano

Sem comentários: