quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Desenvolver as capacidades de identificar e contar os sons que constituem as palavras.




Trabalho desenvolvido no âmbito do PNEP
Turma E, 3º Ano, EB1 da Sede, Vieira do Minho

Desenvolver as capacidades de identificar e contar os sons que constituem as palavras.
Utilização de um dominó ilustrado.
Organização da turma em grupos de trabalho. A cada equipa é fornecido um jogo de dominó que previamente foi pintado, recortado e plastificado.
Um dos jogadores de cada equipa baralha as peças e de seguida distribui-as pelos colegas.
A face de cada peça está dividida em duas partes: num lado figura uma imagem e no outro lado um conjunto de pequenos círculos. Cada círculo representa um som.
O primeiro jogador coloca uma peça na mesa. O jogador seguinte pode utilizar duas estratégias, ou conta os sons que compõem a imagem representada e coloca uma peça que tenha o mesmo número de círculos, ou conta o número de círculos da peça jogada pelo colega e joga uma peça que tenha uma imagem cujo nome tenha o mesmo número de sons.
O jogo vai continuando até que um jogador fique sem peças sendo este o vencedor do jogo.
Também foi construída uma ficha de trabalho para completar espaços onde os alunos colocavam o nome correspondente à imagem e de seguida completavam outro espaço com o número de sons da palavra.
Para além deste exercício também teriam de escrever frases utilizando palavras do exercício anterior e posteriormente teriam de ampliar a frase.

Sem comentários: